segunda-feira, 22 de junho de 2009

Por Terras de LEIRIA

OBJECTIVO: Vivemos por vezes perto de paraísos e a corrida de cada dia ofusca a beleza de lugares que diariamente nos tornariam os nossos dias mais felizes se pudéssemos parar por momentos para VER, CHEIRAR, OUVIR e SENTIR. É o que vos proponho nesta série de passeios nas redondezas das nossas cidades. Comecei por LEIRIA, onde o amigo Brites "ciceroneou" um lindo dia de convívio.


A MANHÃ: O encontro estava marcado para as 12h no coração de Leiria. Alguns dos convivas só se conheciam por E-Mail e os primeiros momentos foram de apresentação, mas breves, porque de imediato as empatias de meses e meses de escrita se fortificaram nos sorrisos francos de cada um, espelho de almas sãs predispostas a se darem.


Partimos então para o almoço que o Brites tinha reservado.
Nada melhor para criar laços que uma mesa, e foi assim que saímos, enlaçados na simplicidade do bem "saber estar" do Brites, do humor permanente do Fernando contrastando com o discreto mas cúmplice JP e a sua "Agua Castelo", e do charmoso Norberto "dos cortinados" e sua linda mulher...depois de termos comido, comido, comido até mais não poder, e sem álcool na mesa, partimos então para uma caminhada pela cidade muito bem conduzida pelo Brites.



A TARDE: Estava na hora de regressar às "burras" na descoberta dos lugares das redondezas. Partimos em caravana em direcção ao mar. Na costa as praias seguiam-se, (Pedrogão, Vieira, São Pedro Moel, Paredes da Victória, Nazaré) sempre precedidas por pontes e caminhos em madeira que serpenteavam por entre o areal como veias levando as gentes às entranhas da pedoforma geológica ao longo da costa Atlântica. Tudo estava limpo e por estrear como fato em dia de festa e só de olhar apeteceu-me dizer...«Obrigado quem pensou isto...e obrigado gentes de Leiria por saberem manter!». Ao longo de várias dezenas de Km uma pista para bicicletas ligava cada uma das praias, convidando os utentes a uma utilização mais ecológica dos meios.

Virámos para dentro, para o interior, e de imediato fomos engolidos por um bosque de árvores centenárias, onde em ninhos semeados, as famílias descançavam do repasto abrigadas do sol, acariciadas pela aragem fresca e o aroma a terra que perfumava o ar. Continuamos penetrando na Mata de São Pedro, e os sons do sibilar nas folhagens confundiam-se com o cantarolar dos pássaros. No fundo, como harmónico contra baixista, os riachos uniam todos os instrumentos num concerto de paz e equilíbrio.

Parámos. Ver, ouvir e sentir aquele lugar paradisíaco não bastava e quisemos tomar-lhe o sabor. Bebemos das suas entranhas a água cristalina que a rocha brotava e ali, sentados, bebendo água, o tempo passou enquanto cada um se entregava num convívio que me lembrou os meus tempos de menino... porque só as crianças sabem estar e ser puros como aquele momento.


A tarde ameaçava terminar e fomos acabar na Nazaré. Motivo para mais uma "lanchinho" ajantarado e a confirmação de que ali não estavam apenas 10 "gajos" que andavam de moto, mas éramos efectivamente um grupo com sintalidades próprias e laços estabelecidos.

A noite escureceu o dia e antes do meu regresso ainda quis acompanhar
o grupo a Leiria, onde tudo começara 12 horas atrás.

Novas cidades nos esperam,..
Mais Brites conhecedores das belezas da sua terra...
E mais crónicas para partilhar convosco estes momentos de vida.

OBRIGADO AMIGOS...ESTIVEMOS JUNTOS

FOTO: Aninhas, Brites, P.Gavino, Victor, JB, Mariana, Fonseca, Sonia, Norberto, Paulo, Fernando, Luis

5 comentários:

  1. Um passeio 5 estrelas com people 7 estrelas e motos espectaculares, paisagens esplêndidas dia porreiro....o pessoal que não foi pode-se roer de inveja.....hehehehehe Abraço e boas curvas

    ResponderEliminar
  2. Já li esta crónica várias vezes....Refresca alma e sabe sempre bem ler um texto bem escrito...pena os nossos jovens não saberem escrever assim....afinal os motards não são só gordos, feios, bebedolas... ;-)

    ResponderEliminar
  3. Descrição fantástica. Não é qualquer um que escreve assim. Parabéns Paulo.
    Foi um prazer conhecer-te.

    Dia fantástico e companhia fantástica.

    ResponderEliminar
  4. Paulo, mtos parabens pelo trabalho de reportagem! a escrita ta maravilhosa, assim como ja foi elogiada nos outros comentarios! foi um enorme prazer conhecer-te e poder juntar-te ao meu rol de amigos! espero k nos encontremos em breve para um passeio ou simplesmente para um cafézinho! como a paulo alves disse e mto bem os motards nao sao só feios, gordos e bebedolas! vamos ajudar para mudar as mentalidades!!!!!
    um bem hajas!

    ResponderEliminar
  5. chamo.me CARLOS sou,de,lisboa desde março que acomp. o forum varadero nao sendo registado pq so devo ter varadero em dezembro e n faz sentido registar-me agora,e tendo descoberto este blog lá, nao resisti a deixar aqui um bem aja a esta bela cronica com cada palavra colocada tipo melodia descrevendo cada senario vivido nesse belo passeio feito por voz como grupo unido que sao....um obrigado por essa partilha dessas belas cronicas feita na comp.de verdadeiros amigos que hoje em dia ja é raros .....

    ResponderEliminar