segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Por terras de AVIS (Travel Event 09)

No fim de semana de 5/6 de Setembro a Touratech Portugal e a MotoXplorers organizaram um passeio turístico todo o terreno nas terras alentejanas da zona de Avis.


No parque de campismo local (Avis), servido pela albufeira do Maranhão que lhe beija os pés, uma área relvada protegia os banhistas do incómodo das finas areias das praias fluviais, enquanto os mais novos refrescavam o calor alentejano com as suas felizes rizadas num parque infantil plantado entre a relva, como flores em canteiros. No rio as canoas arrastavam-se pachorrentamente em movimentos de pagaias contrastando com o ziguezaguear veloz das motas de água. Habituado a olhar o tempo medindo as horas descobri ao contemplar a cena que as horas ali não tem tempo porque ali o tempo tem tanto tempo quanto o tempo que cada um tem... e por mim uma hora podia muito bem ser todo o fim de semana vivido neste só momento.


Virei-me para o evento onde os stands ofereciam cada qual a sua especialidade "regional" aos visitantes ávidos de "docinhos". Os Fantásticos acessórios Touratech preenchiam a fantasia dos felizes proprietários das Trails, os MotoXplorers deliciavam-nos com o sonho do ser possível (também nós podemos apreender a ser... viajantes... aventureiros... qualquer coisa) e em cada olhar reflectia-se essa convicção. Do outro lado haviam as tendas dos "brinquedos grandes" onde todos os encartados podiam experimentar variadíssimas motos da Yahama, BMW e KTM. Mais uma vez a Honda Portugal esteve orgulhosamente (leia-se incompreensivelmente) ausente!

Eram 10 horas. As motos alinharam-se junto ao portão e uma a uma foram partindo para um percurso de 55 Km Off Road junto à ribeira da Seda. As margens engoliam-nos a atenção com as suas paisagens, como o fizera já com a agua, que nalguns locais tinha sigo completamente sugada na garganta dum terreno de boca seca.

A Verdasca começava com estradões de bom piso a permitir velocidades rápidas e sem nenhumas dificuldades técnicas de pilotagem.

video dos estradões:




Mais á frente, alguns obstáculos apimentaram o passeio dos mais roukies, sempre muito bem apoiado pelos instrutores da MotoXplorers e pelo Rui Baltazar da Touratech Portugal, que ajudavam os mais inexperientes com dicas preciosas. Foi assim ao subir um morro de areia, ao atravessar um leito seco de areão, ao atravessar a vau um ribeira... enfim sempre que alguém precisava lá estava ou aparecia um "professor".
video dalguns pontos quentes:




Passamos depois para a mata, por trilhos estreitos, por vezes cavados de regos, com banquinhos de areia a tentar surpreender os mais distraídos. As árvores olhavam-nos do alto surpresas com tantas visitas e gentilmente filtravam os raios escaldantes dum sol alentejano que se erguia a pique fustigando ainda mais os já cansados aventureiros cavaleiros de duas rodas. Noutros locais eram os arbustos que ladeavam o caminho acariciando a nossas "meninas" com as suas unhas de madeira seca!
video das matas:





Passávamos cancelas, entravamos nas quintas, e cada uma oferecia-nos o que de melhor se pode encontrar neste lindo Alentejo. Depois de muito pó, onde perceber que tipo de terreno iríamos pisar nos próximos 10 metros era um desafio perdido (tanto era o pó que dançava no ar levantado pelas dezenas de cavalos motorizados) fomos desaguar numa enorme pradaria coberta de relva rasteira que se perdia num lençol de agua prata, onde pastavam umas dezenas de bois que nos olharam desconfiados. Passamos devagar, pedindo desculpa por lhes interromper o almoço, e eles "encolhendo os ombros" tornaram a baixar os chifres para a relva para nosso descanso. Noutro momento um cavalo negro de crinas longas aproximou-se da nossa trajectória. Olhou-nos curioso ainda de longe e antes que se fizesse tarde, fez um "cavalinho", girou 180º sobre as patas traseiras e desatou em galope levando consigo uma égua branca. Imagens de filme para recordar na alma já que a maquina de filmar funcionou quase sempre ao contrario do desejável, quando pensava estar a liga-la estava a desligar e vice-versa registando geralmente as partes menos espectaculares. Coisas de amadores! Na segunda passagem o prazer de rolar o punho sobrepos-se ao deslumbre da paizagem e foi uma "curte" à margem das regras.





Os kilómetros sucediam-se e nas minhas paragens, passavam todo o tipo de conjuntos "trailistas": Maxi Trails, Trails ligeiras, Motos de Cross, Motos de Enduros, modelos todos Kitados, modelos "virgens" de fabrica, com malas, despidas de tudo, com pendura, a solo... enfim para todos os gostos mas o que deliciou toda agente foi o participante mais novo de apenas 7 anos que, ao lado do seu pai, fez os cerca de 80 Km na sua pequenina moto azul, todo equipado a rigor e com um espírito de fazer inveja a muita gente dita "crescida". Que sorte a daquele pai que orgulhosamente o acompanhava dando-lhe apoio e encorajando-o a ousar.
video do junior do passeio:





Depois foi falar dos projectos das próximas aventuras, foi ouvir quem já lá foi, foi perguntar como lá ir, foi conhecer pessoalmente quem só conhecíamos pela escrita das suas fantásticas crónicas como o Miguel Casimiro dos Nomadas, o Diogo Costini e o Pedro ou o Luis dos MotoXplorers com as suas experiencias da Mauritânia, do Mali, do Senegal, da Guiné, da Amazónia etc. etc...

O passeio terminaria na Tasca Alentejana onde fechamos com chave de ouro em frente de umas migas de espargos com entrecosto grelhado e de uns “Achegans” de fazer chorar.


Estivemos juntos em mais um passeio pelas nossas terras de Portugal, onde cheirámos, vimos e ouvimos sentindo a natureza das nossas gentes de Avis.


Obrigado companheiros Pedro Rolo, Paula Rolo, Mário Santos, Lúcia, Jorge Ramos

e todos os restantes que se juntaram nestes dois maravilhosos dias.



2 comentários:

  1. Paulo!

    Mas que grande escriba! Muito bom! E o video do puto (sobretudo a parte do ir ao chão :-), excelente!

    Até sábado na Herdade!

    ResponderEliminar
  2. Excelente reportagem Paulo, gostei de me ver a fazer aquela subida de areia, menos de ver a minha vara deitada no areão do leito da ribeira...
    Foi um belo fim de semana na tua companhia e do resto do pessoal, até sexta ali em Africa...
    Abraço
    Jorge Ramos

    ResponderEliminar